“Forró Patrimônio Cultural do Brasil”.
A Paraíba foi protagonista de um momento histórico para a cultura nordestina e brasileira a entrega do título “Forró Patrimônio Cultural do Brasil”.
Em dezembro de 2021, o IPHAN declarou o Forró como Patrimônio Imaterial Brasileiro. A decisão foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, o qual também considerou a expressão musical como supergenero, por agrupar ritmos e expressões musicais , como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta pé.
O título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil foi entregue dentro da programação do IV Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontece de 13 a 17 de dezembro de 2021 junto com o III Fórum Nacional do Forró de Raiz.
Fátima Brasil estava presente e lembra com muito orgulho desse dia, onde o Forró foi consagrado nacionalmente.
Para a Forrozeira faz dois anos e nada mudou. “Temos o titulo temos o reconhecimento do publico, mais ainda nao recebemos a atenção e o respeito devido pelo setor publico”, desabafa Fátima.
Fatima Brasil faz parte de uma safra nova de Forrozeiro, vibrante no palco, ela encanta com sua performasse levando o publico ao delírio com forro autentico e pé de serra raiz.
Dona de uma voz encantadora, Fátima Brasil se divide entre Sergipe e alagoas estados que ela adotou e vive intensamente o Forro.