Brasileiros ajudam partido de direita português no Parlamento da UE
Nas eleições para o Parlamento Europeu encerradas no domingo (9.jun.2024), o partido de direita português Chega enfrentou um cenário de resultados mistos. Conhecido por suas políticas antimigração e declarações consideradas xenofóbicas, a sigla teve menos votos em relação às eleições locais de março e elegeu só 2 deputados para o Parlamento Europeu. Porém, foi o partido preferencial de 35% dos brasileiros aptos a votar no exterior, segundo projeções locais….
O partido, fundado em 2019 pelo deputado André Ventura, é hoje a 3ª maior força política de Portugal. Em março, o Chega quadruplicou seu número de representantes na Assembleia Nacional de Portugal, passando de 12 para 48 deputados e conquistando 18% dos votos. Esse crescimento é parte de uma tendência mais ampla de ascensão da direita na Europa, com partidos similares obtendo vitórias em países como França, Alemanha, Áustria e Itália….
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/brasileiros-ajudam-partido-de-direita-portugues-no-parlamento-da-ue/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.