Aracaju é a segunda cidade mais rápida para se abrir empresas

O sonho de abrir uma empresa se tornou algo muito mais palpável para quem mora em Aracaju. Empecilhos como demora e burocracia são de uma realidade que não faz parte do cenário de negócios que predomina nos dias de hoje na capital sergipana, que graças a diversas ações desenvolvidas pela gestão municipal, ficou como segunda colocada na lista de cidades com mais rapidez na abertura de empresas, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023. À medida de comparação, no mês de agosto o tempo médio para abrir um novo negócio na cidade era de, em média, 2h6min, uma redução de 58% em relação a agosto de 2022, quando esse tempo era de, em média, 5h6min.

Os investimentos da Prefeitura em tecnologia e na automação dos processos e o trabalho de diálogo realizado junto à Câmara Municipal de Aracaju – CMA – que resultou em alteração nas legislações -, foram as principais mudanças que proporcionaram uma maior agilidade para os novos empreendedores da capital. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, uma das primeiras medidas adotadas pela gestão municipal foi a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica, por meio do Decreto nº 6.676 / 2022. Essa lei estabeleceu quais empresas seriam classificadas como de baixo e médio risco, sujeitas a procedimentos mais simplificados e mais ágeis durante o processo de abertura.

Jeferson Passos explica que a gestão municipal tem incrementado à infraestrutura tecnológica, capacidade de armazenamento e processamento de dados, proporcionando um sistema que funciona 24 horas por dia, de maneira mais ágil e rápida. “Fizemos todo esse trabalho da infraestrutura do hardware e software, e agregamos a isso todo o conhecimento e a inteligência dos nossos técnicos. A partir do momento em que conseguimos racionalizar os processos, conseguimos também transferir essa racionalidade para os nossos sistemas informatizados. Foi realmente um trabalho de organização, para que pudéssemos ter um sistema racionalizado e que desse o resultado que a gente queria dar”, afirmou.

Compartilhar Post