Gustinho e a ascensão vitoriosa que poderá levá-lo ao Senado.
Sergipe
Gustinho e a ascensão vitoriosa que poderá levá-lo ao Senado.
Flavão FragaFlavão FragaAbr 10, 20230
Facebook Twitter Google
Gustinho e a ascensão vitoriosa que poderá levá-lo ao Senado.
Com apenas 41 anos de idade, o deputado federal, Gustinho Ribeiro (Republicanos), já construiu uma carreira ampla, contabilizando uma irretocável ascensão política, sem o registro de nenhuma derrota eleitoral. Este, em 15 anos de atuação política, vem construindo “degrau por degrau”, uma saga invejável de conquistas eleitorais e acúmlo de poder.
Gustinho iniciou a sua caminhada política ainda muito jovem, no ano de 2008, como vereador de Lagarto. Antes mesmo de concluir seu mandato como edil, já foi eleito deputado estadual, em 2010.
Após ter seu talento político notado pelo então governador Marcelo Déda (in memorian), este em sinal de reconhecimento, o convidou para ser o líder do seu governo na Alese. Em seguida, no ano de 2014, Gustinho foi reeleito deputado estadual com extraordinária votação (34.863 votos).
Após exercer o segundo mandato no parlamento estadual, notou que o seu crescimento político já havia extrapolado os limites daquela casa legislativa, sendo inevitável a sua candidatura agora a deputado federal. Sendo, em 2018, aceitou o desafio de alçar voo maior, se sagrando deputado federal eleito na primeira tentativa.
Em 2020, o jovem político do Lagarto, conseguiu o grande feito de recuperar, finalmente, a tradição política da família Ribeiro, qual há vários anos não conseguia eleger um único prefeito de seu município. Naquela ocasião, Gustinho conseguiu quebrar este jejum, emplacando a candidatura vitoriosa a reeleição da sua esposa, Hilda Ribeiro, a qual havia assumido recentemente o cargo de prefeita de Lagarto, após o ex-prefeito Valmir Monteiro ter sido preso e afastado por suspeita de corrupção.
Desta feita, Gustinho resgata o controle político do tradicional grupo político do “bole-bole”, o qual esteve por vários anos sob sob a égide do ex-prefeito Valmir.
Na última eleição estadual, Gustinho foi reeleito deputado federal, através de folgada margem de votos. Além disso, ainda conseguiu articular a eleição da sua mãe, Áurea Ribeiro (Republicanos), para o cargo de deputada estadual.
Nas próximas eleições municipais de 2024, a possibilidade da atual prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, conseguir fazer a sua sucessão no cargo é bastante real, uma vez que pesquisas de consumo interno estariam apontando um elevado índice de aprovação a sua gestão.
Por isso, circula fortemente nos bastidores a informação que o parlamentar federal lagartense seria um dos favoritos para receber o apoio do agrupamento político do atual governador, Fábio Mitidieri (PSD), para uma possível futura candidatura ao senado federal.
Nos próximos dias, este Deputado federal deverá assumir oficialmente a presidência Estadual do seu partido, o Republicanos, em evento que contará com as presenças dos maiores líderes desta legenda, que é atualmente uma das mais fortes do Brasil.
Por meio dessa trajetória de ascensão política vitoriosa, pautada na defesa das pautas municipalistas, ocupando importantes espaços nos âmbitos municipal, Estadual e federal, o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), de maneira gradual, se credencia naturalmente para ser um fortíssimo candidato ao Senado em 2026.
Por: Flavão Fraga – Jornalista.